domingo, 1 de maio de 2011

"Variações de uma mesmo tema"

A ultima atividade proposta possuía a intenção de perceber as variações na foto, de acordo com mudanças em dois fatores da maquina, o "tempo/velocidade" ( Shutter ) do obturador, e a "abertura do diafragma" ( F ). O fator de tempo/velocidade tem a ver com o tempo de exposição à luz, e a abertura do diafragma seria o fator de exposição a luz. 

Na foto abaixo, foi utilizado ISO: 200, F:6.3 e Shutter: 320




Nesta outra foto temos as mesmas configurações da de cima, com a mudança no valor do Shutter.

 ISO: 200, F:6.3, Shutter: 800



É possível observar que quando o Shutter possui o valor de 320, há uma maior captação de luz em relação a segunda imagem, em que o shutter foi maior, 800. Isso se dá porque  na primeira imagem o tempo de exposição a luz foi maior do que na segunda, já que o obturador demorou mais tempo para se fechar. Na segunda foto, o obturador se fechou mais rapidamente, ou seja houve menos tempo para que a luz entrasse.

Na segunda experiencia, o Shutter e o ISO foram mantidos, mas o fator F de exposição foi modificado.

ISO: 200, Shutter: 800, F: 4.5.  


Na segunda foto, o fator de abertura do diafragma foi aumentado.


ISO: 200, Shutter: 800, F: 7.1.




Pode-se observar que quanto menor o fator F de exposição maior é a captura de luz. Na primeira foto em que F=4.5 há maior captação de luz, que na segunda em que o F=7.1.

Estes são fatores que ajudam a compor a fotografia, e em que o fotografo deve trabalhar para obter uma foto de qualidade, e balanceada de acordo com o que o ambiente a ser fotografado pede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário