Uma fotografia carrega com si, uma serie de significados, e estes significados se multiplicam dependendo da forma que a imagem é "lida". A foto, assim como a linguagem escrita, pode ser interpretada segundo dois planos, o conotativo, e o denotativo. No plano denotativo a leitura que há é superficial, e mais referencial, sem um maior aprofundamento no significado da imagem. Seria uma interpretação literal do que é visto. No plano conotativo a leitura feita é plural, e cheia de significados, pois carrega uma maior série de preceitos culturais, e maiores significados, não se restringindo ao que é "visto" na imagem.
Nesta atividade o objetivo era a a produção de um quadro fotográfico onde fosse expresso algum tipo de emoção, e que fosse explicado seu sentido conotativo. Além desta explicação, também a produção de uma legenda informativa/conotativa, e um memorial descritivo da fotografia.
Garoto a beira-rio observando as águas da vida passar
Na fotografia acima, se partissimos de uma leitura denotativa entederiamos apenas como uma imagem de uma pessoa, sentada às margens de um rio. No entanto, se formos interpreta-la conotativamente, que é o objetivo, podemos entendê-la de outras formas. A posição em que o garoto se encontra (com a mão queixo) leva a nos crer devido a preceitos culturais que ele se encontra pensativo. Outra coisa a se observar na foto é seu olhar perdido, que em meio a paisagem natural parece não se fixar em nenhum ponto da imagem. Além de estar na beira de um rio, o que conota diversas relações poéticas com a vida.
A fotografia possui abertura de F= 4.0, e tempo/velocidade Shutter=40.
Memorial:
Foco em Primeiro Plano
Regra dos Terços
Nenhum comentário:
Postar um comentário