domingo, 8 de maio de 2011

Fotos sob encomenda

Nesta atividade o objetivo era fazer fotos "sob encomenda". Parece estranho, mas é quase isso, eram para ser tiradas duas fotos com uma combinação de elementos diferentes. Em que dois deles eram obrigatórios: um dos enquadramentos, e a regra dos terços.

A minha "encomenda" foi uma foto com regra dos terços, moldura, foco em primeiro plano, e enquadramento em plano aberto. E uma outra foto usando regra dos terços, ponto de fuga, foco em segundo plano em plano médio.

Primeira foto:
Regra dos terços- Moldura- Foco em primeiro plano- Plano aberto.


O resultado desta foto não foi o esperado, devido a dificuldade da "encomenda". Numa foto em Plano aberto, seja ela grande plano geral (GPG) ou plano geral (PG), o objetivo é mostrar um grande cenário, logo fica difícil usar a regra dos terços, levando-se em conta ainda que figuras humanas não podem ser enfatizadas numa foto em plano aberto. Além dessa dificuldade a foto ainda deve possuir uma moldura, o que aumenta ainda mais a dificuldade da foto.
Bem, como vocês devem ter percebido que não cheguei nem perto do que foi pedido não é mesmo. Tentei usar as arvores como moldura, no entanto não serviram como tal.    

Segunda foto:
Regra dos terços- Ponto de fuga- Segundo plano- Plano Médio


A maior dificuldade desta foto é o foco, "encomendado" sem segundo plano. As câmeras semi automáticas utilizadas não tem capacidade para controlar a lente, logo fica quase impossível fazer uma foto em segundo plano. Outra dificuldade que encontrei ao fazer as fotos foi o ponto de fuga, que teoricamente parece fácil, só teoricamente. Tentar fazer com que todos os elementos de uma foto "convirjam" para um mesmo ponto me pareceu bastante complicado.
Resultado, mais uma foto que não atendeu a "encomenda". Sem ponto de fuga, e também  sem foco em segundo plano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário