domingo, 3 de abril de 2011

Sob diferentes perspectivas

Terceira postagem do blog, e nela tentarei expor um pouco do aprendido sobre "perspectiva" diante das fotos. Um dos principais diferenciais de um fotografia é justamente a perspectiva, o ponto de vista do fotografo ao fazer a imagem. Do contrario as imagem seriam todas de certa forma iguais, e sem um diferencial.

A fotos abaixo são de um monumento em forma de Cruz de uma das praças da cidade de Irará.

Essa primeira foto foi tirada frontalmente com o monumento, de baixo para cima.Há um leve efeito de profundidade, e bem superficial.



Na foto a seguir temos a mesma cruz, porém a foto foi tirada um pouco mais  a esquerda, o que gerou um maior efeito de profundidade pois tornou-se possível a vista das outras dimensões da cruz.



Nesta terceira foto que foi tirada ao lado direito do monumento, em que se tem uma visão de "lado" quase que de perfil, há uma grande diferença em relação as outras fotos. Não dá para perceber de imediato do que se trata o monumento, e há uma sensação de profundidade até maior que nas outras, no entanto não se torna tão "legível" o objeto fotografado.


É possível perceber então como a diferença de ângulo, ou do local onde é tirada a foto repercute na imagem final. Dando uma variedade e opções para o fotografo "brincar" com a imagem.

Um comentário: